Apontada como marco zero do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna comemora seu centenário este mês. Marco inaugural do modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna reuniu músicos, poetas, escritores, artistas plásticos e intelectuais brasileiros em um evento que buscou introduzir tendências de um novo século em todas as expressões culturais brasileiras.

Realizada entre os dias 13 e 17 de 1922 – daí vem um dos apelidos do marco histórico, também conhecido como a Semana de 22 –, a Semana de Arte Moderna ainda é objeto de estudo, reflexão e influência nos mais variados meios artísticos.

O programa Pauta Brasil da próxima sexta-feira, 18 de fevereiro, irá discutir o Centenário da Semana de 22 e o Brasil de hoje. Com mediação de Márcio Tavares, Fabiano dos Santos Piúba e Maria Marighella irão falar sobre as relações entre as atividades da Semana de 22 e o país que vivemos hoje.

Fabiano dos Santos Piúba é atualmente secretário de Cultura do Estado Ceará. Doutor em Educação (UFC), Mestre em História (PUC-SP) e graduado em História (UFC). Professor, escritor e gestor cultural. Presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste e coordenador da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste.

Maria Marighella é atriz, professora e gestora cultural, tendo atuado por mais de dez anos na gestão de políticas públicas de cultura e contribuído com diversas instituições do país. Traz em seu nome a luta por democracia no Brasil que tem em seu avô Carlos Marighella um dos seus símbolos. É feminista, antirracista e mãe de Zeca e Bento. Integra a movimentação cidadã ManifestA ColetivA, através da qual se elegeu vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Márcio Tavares. Historiador, curador de arte e gestor cultural. Mestre em História pela UFRGS e Doutor em Arte pela UnB. Atualmente é Secretário Nacional de Cultura do PT.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`