O seminário "Desafios da liberdade de expressão" reuniu mais de 200 representantes de movimentos sociais, entidades e partidos na sexta-feira (04/5), no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Organizado pelo FNDC (Fórum Nacional de Democratização da Comunicação), o evento teve como objetivo construir uma campanha massiva pela liberdade de expressão que envolva a população.

Na parte da manhã houve debates sobre o atual momento político, tocando assuntos como a inclusão de milhares de brasileiros/as na classe média, a relação de forças no governo Dilma, e a CPI do Cachoeira e seus desdobramentos. Falaram André Vargas, secretário de comunicação do PT e deputado federal; Luiza Erundina, deputada do PSB e presidente da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular; Ivan Valente, presidente do PSOL e deputado federal; Altamiro Borges, secretário de questões da mídia do PcdoB; e Rosane Bertotti, coordenadora geral do FNDC e secretária de comunicação da CUT.

André Vargas reforçou o comprometimento do PT com a campanha e com a pressão pelo marco regulatório da comunicação, ações que estão amplamente amparadas nas instâncias partidárias, com resoluções de Congresso.

O projeto da campanha foi apresentado após o debate pela Executiva do FNDC, e foi complementado pelas avaliações de Renato Meirelles (do instituto de pesquisa Datapopular) e Rodrigo Vianna (do blog Escrevinhador). Ambos reforçaram a necessidade de deixar clara a mensagem da liberdade de expressão para a população como um todo, tendo como norte o enfrentamento com os conglomerados midiáticos.