Com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do companheiro Álvaro Díaz, embaixador do Chile no Brasil, entre 2007 e 2010, durante o segundo governo Lula.

Álvaro é um exemplo de luta, persistência e compromisso em defesa da democracia, da igualdade social e da integração latino-americana.

Economista, especialista em Políticas de Competitividade e Desenvolvimento Tecnológico, ex-vice-ministro de Economia do Chile, tendo sido também consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e autor de várias publicações acadêmicas concentradas no desenvolvimento econômico.

Militante do MIR no período Allende, combatente na guerrilha nicaraguense. Depois da redemocratização, voltou ao Chile e se integrou ao PS.

O maior consolo, para todos nós que tivemos o privilégio da convivência com Álvaro, é o exemplo que fica.

À sua companheira Lais Abramo, minha amiga de luta desde o movimento estudantil, há mais de 50 anos, e aos filhos Iara, Antonio, Laura e Gabriel (in memoriam), aos netos Leonardo, Lucas, Sebastián e Olívia, e os irmãos Isabel e Rodrigo Díaz, deixo meu forte abraço e afeto, e a expressão de minha profunda solidariedade neste momento de tão terrível perda.

Aloízio Mercadante é presidente da Fundação Perseu Abramo

 

`