Pauta Brasil e ciclo de seminários: pensando a Amazônia
O programa Pauta Brasil desta segunda-feira, 6 de dezembro, recebeu Esther Bemerguy e Anne Moura, com mediação de Eduardo Tadeu Pereira, coordenador do NEPP – Núcleos Estaduais de Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo, para apresentarem o ciclo de debates Saberes da Amazônia, da Fundação Perseu Abramo.
Anne Moura é secretária nacional de Mulheres do PT e representa a força das mulheres amazônidas. Para ela, é preciso lembrar dos povos originários. “Lutar pela Amazônia não é uma modinha. A defesa do território e do que temos é graças aos povos originários. Não há como esquecer Chico Mendes, do Acre para o mundo, defendendo a Amazônia”.
A complexidade do tema é fundamental e dar voz aos amazônidas, os diversos aspectos da região e todas as consequências de ações desastradas ou até a falta de ação serão discutidos no ciclo de debates Saberes da Amazônia, com atividades transmitidas ao vivo pelas redes sociais e tem reunido especialistas, lideranças locais e estudiosos sobre a região. Saiba mais aqui.
Esther Bemerguy é economista, foi secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 2004 e 2011, secretária de Planejamento e Investimento Estratégico, entre 2012 e 2014. Para ela, o Brasil precisa prestar atenção na Amazônia, não só pela questão climática, mas por reconhecer a cultura que lá está, disse Esther, “uma relação que não destrói e não compromete a vida dos povos. O mundo inteiro está interessado na Amazônia”.
A programa do ciclo e os temas, a importância para o país deste debate foram discutidos no Pauta Brasil. Assista a íntegra do programa aqui https://www.youtube.com/watch?v=fGaFUfta36I
Sobre o Pauta Brasil
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.