A vida e a militância de Renée de Carvalho
Durante a comemoração dos 32 anos de fundação do PT, a FPA fará uma homenagem especial à Renée France de Carvalho, combativa militante de esquerda e companheira de Apolonio de Carvalho, com o lançamento de sua biografia Uma vida de lutas – Renée France de Carvalho. O ato será no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, no dia 10/02 (sexta-feira) à noite.
O livro, editado pela Editora Fundação Perseu Abramo, reúne depoimentos vívidos de Renée rememorando sua infância na França, sua formação comunista na família, passagens de atuação engajada na Resistência francesa durante a 2a Guerra Mundial quando conheceu e iniciou seu longo relacionamento com Apolonio, a vinda para o Brasil com os filhos e a militância na clandestinidade no Partido Comunista até chegar na colaboração com a formação do PT. Ao relembrar os episódios, Renée faz também uma leitura crítica dos acontecimentos vividos pela esquerda nas últimas décadas do século XX, da perspectiva de uma mulher militante.
A historiadora Marly Vianna organizou todo o material com as participações de René Louis, um dos filhos de Renée e Apolonio, e do pesquisador Ramón Peña Castro.
Além dos relatos, o livro é ilustrado com fotos da Renée desde sua infância até os dias atuais, com a família e documentos referentes a sua atuação na Resistência. A ilustração da capa é uma obra do artista plástico e militante Sérgio Sister, cedida exclusivamente para este livro. Destaque para o prefácio de Lula.
Renée participará da homenagem a Apolonio de Carvalho durante o ato de comemoração do aniversário do PT – 10 de fevereiro, em Brasília – e autografará seu livro no estande da EFPA montado no local. O livro também poderá ser adquirido a partir da próxima semana na loja virtual da EFPA e nas principais livrarias.