Selma Rocha: “a escola deve ser um pólo de construção e difusão de cultura”
A revisão do Plano Nacional de Educação é o principal tema da Plenária do Setorial de Educação, que acontece neste final de semana, na sede nacional do PT. A coordenadora do Setorial, Selma Rocha, que também é diretora da Fundação Perseu Abramo, destacou que "a escola não é lugar para copiar o real; a escola deve ser um pólo de construção e difusão de cultura"
Mais importante do que índices e modelos estrangeiros que se limitam à preocupação com dificuldades da criança em ler e calcular, "precisamos que nossas crianças desenvolvam o pensamento complexo". Ela lembra que Lula, e agora Dilma, "tomaram o nosso próprio povo como referência para políticas de distribuição de renda e desenvolvimento, invertendo o paradigma que vigorava no mundo de que se devia reduzir gastos e que a pobreza era um peso social". Selma defende que se use o mesmo critério para buscar as soluções na área da Educação.
Na entrevista a seguir, Selma Rocha fala também sobre o financiamento e o papel do conselho escolar na elaboração do projeto político-pedagógico da escola.