Economia em frangalhos, carestia e desemprego são temas do Pauta Brasil
Na segunda-feira, 20 de setembro, o programa Pauta Brasil recebeu Júlia Braga e Marcelo Manzano, com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, para discutir a crise econômica e o cenário mais geral do país e as consequências das apostas neoliberais para a vida do povo brasileiro.
O Brasil apresenta números vultosos, seja de desemprego ou de aumento da fome, voltando vergonhosamente ao mapa da fome do qual já havia saído. O agravamento da situação com a pandemia de Covid-19 revelaram uma conjuntura com muita desigualdade social, 35 a 40 milhões de brasileiros e brasileiras em condições de trabalho muito precárias, além dos desempregados, o aumento de preços e a carestia avançando. 46 milhões de pessoas estão sem o Auxílio Emergencial e a inércia do governo federal é gritante.
Júlia Braga é economista, professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Falou sobre inflação e as diferenças no mercado de trabalho. “As leis que regulam o mercado de trabalho diminuíram o poder de barganha dos trabalhadores”, explicou. Júlia explicou as situações inflacionárias pelo mundo: “somos o país com maior índice de inflação, que impulsiona os preços de forma mais acentuada do que no resto do mundo”, disse.
Marcelo Manzano é economista, pesquisador do Cesit/Instituto de Economia da Unicamp e assessor da Fundação Perseu Abramo e concorda que a economia está em frangalhos e numa “situação muito grave”. Os indicadores sofreram mudanças metodológicas, “mas nunca estivemos numa situação tão grave, seja na quantidade ou qualidade os postos”, falou. 3,8 milhões de pessoas desempregadas há mais de um ano “são números muitíssimos graves e de muita violência com essas famílias”. Lembrou também que o ministro Paulo Guedes é o “pior aluno da Escola de Chicago”.
Os cenários pós-pandemia são terríveis na avaliação de Manzano, como exemplo, “a situação da grande maioria de jovens entregadores e as relações de super exploração das plataformas digitais, demissão, fechamento de empresas, concentração do mercado com as grande comprando as pequenas empresas. Mudanças para pior, com perda de capacidade de geração de postos de emprego daqui para frente.
Júlia também acredita que as consequências catastróficas são resultado das medidas governamentais calcadas nas “commodities” e também comentou temas como segurança alimentar e os custos aplicados nos preços da Petrobras e “as políticas de desinvestimento na Petrobras”. “Incompetência do governo, atritos entre poderes, incertezas que contaminam a taxa do câmbio”, explicou.
Queda dos rendimentos dos trabalhadores e o impacto da inflação na renda dos mais pobres, desemprego, custo de vida elevado, mercado de trabalho precarizado, milhões ‘por conta própria’ sem segurança para o dia de amanhã, o impacto dos preços no setor de serviços, commodities foram assuntos comentados pelos economistas. Assista a íntegra aqui.
Sobre o Pauta Brasil
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.