Guerra híbrida: disseminação de fake news e a disputa de narrativas
O programa Pauta Brasil da segunda-feira, 5 de julho, irá reunir especialistas e militantes para debater guerra híbrida, manipulação das informações e disputas das narrativas no nosso país.
Guerra híbrida, de acordo com o Wikipedia, é uma estratégia que mescla táticas de guerra política, guerra convencional, guerra irregular, e ciberguerra com outros métodos de influência, tais como desinformação, diplomacia, lawfare e intervenção eleitoral externa.
Situações todas bem familiares para quem acompanha os andamentos da conjuntura não só do Brasil, mas em muitas partes do planeta. Para compreender este tema, Pauta Brasil irá ouvir Carla Ayres, Jean Wyllys, Symmy Larrat, com mediação de William De Lucca.
Carla Ayres é vereadora pelo PT em Florianópolis (SC), Cientista Social, candomblecista, ativista feminista e LGBTQIA+, defensora dos Direitos Humanos. Já atuou como consultora de políticas públicas para o PNUD e ONU Mulheres e foi Conselheira Nacional LGBTI+.
Jean Wyllys é doutorando em Ciências Políticas na Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade de Barcelona, pesquisador da Open Society Foundation e professor-visitante no Afro-Latin American Research Institute do Hutchins Center da Harvard University, nos Estados Unidos. Há pelo menos dois anos se dedica à pesquisa sobre as relações entre o fenômeno da desinformação programadas e dirigidas, o contágio por fake news e a ascensão de governos, partidos e/ou personalidades autoritários.
Symmy Larrat é a presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), foi coordenadora do Programa Transcidadania da prefeitura de São Paulo e Coordenadora Nacional LGBT no Governo Dilma, coordena a Casa Neon Cunha em São Bernardo do Campo (SP).
William De Lucca é ativista LGBT, pelos direitos humanos e animais, jornalista, especialista em marketing e atua nas redes sociais do Sindicato do Bancários de São Paulo.
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.