Transporte público caro e sem qualidade, frotas poluidoras, lotação nos horários de pico. Trânsito intenso, também poluidor, com automóveis e caminhões sobre os asfaltos. A ausência de debate e políticas públicas para a locomoção mais eficiente e com respeito ao meio ambiente atrapalha o desenvolvimento e a saúde da população.

Para discutir a causa mas também as alternativas para o transporte urbano, o programa Pauta Brasil recebe, na próxima sexta-feira, dia 2 de julho, estudiosos sobre o tema da mobilidade.

Lucélia Moura é gestora de trânsito na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), secretária do Setorial Nacional de Transportes do PT.

Nazareno Stanislau Affonso é arquiteto e urbanista da mobilidade, e diretor do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade.

Rafael Calabria é coordenador do Programa de Mobilidade do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), criador e conselheiro da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, é titular do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo.

A mediação será da arquiteta urbanista Silmara Viera da Silva.

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.

Crise do Transporte Urbano: causa e alternativas