Recebemos com o mais profundo pesar a notícia do falecimento de nossa querida, estimada Malu Viana, a MC Flor do Guetto. Estamos tomados de pesar e tristeza pela perda desta lutadora.

Uma das primeiras mulheres a fazer Rap no Brasil, Malu esteve presente nas principais lutas de sua geração. Organizou frentes de mobilização do hip hop desde o final dos anos 1980; colaborou com o Projeto Juventude do Instituto Cidadania e Fundação Perseu Abramo; foi presença marcante nas primeiras edições do Fórum Social Mundial, ajudando em sua construção e, assim, dos sonhos de outro mundo possível; atuou na organização do I Encontro Nacional de Juventude Negra e do Fórum Nacional de Juventude Negra; foi Articuladora do Plano Juventude Viva; passou a integrar o quadro de filiadas ao Movimento Negro Unificado (MNU) no ano passado.

Nos últimos anos, vinha colaborando com a Fundação Perseu Abramo no Projeto Reconexão Periferias, onde sua atuação foi marcada pelo destacado entusiasmo que lhe era característico quando acreditava numa ideia. Filiou-se ao PT recentemente e disputou as eleições de 2020 ao cargo de vereadora.

Nunca abandonou as trincheiras de luta, foi MC do Hip-hop, militante negra antirracista e progressista até o último dia de sua vida.

A partida de Malu Viana Flor do Guetto, além de nos deixar tristes, também exige de nós mais força para mudar o mundo e salvar vidas.

Malu Viana presente!

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

Projeto Reconexão Periferias

Créditos: Divulgação

`