Quando o Brasil ultrapassa 460 mil mortes, falece, aos 76 anos pela doença, no Rio de Janeiro, René-Louis de Carvalho, filho de Renée e Apolônio de Carvalho, militante comunista internacionalista, que lutou no Brasil, na guerra civil espanhola, na resistência francesa.

René nasceu na França, em 1944, e veio para o Brasil em 1947. Doutor em Ciências Econômicas pela Universite de Paris VIII (1988), atualmente era professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em uma entrevista a Sul 21, ao lado da mãe, contou que os nomes deles tinham que mudar regularmente, bem como de endereço, pois poucos meses depois de chegarem ao Brasil, houve o julgamento do PCB, que foi declarado ilegal. Então o partido foi para a clandestinidade e a família também. René-Louis conta que achou durante vários anos que seu nome era Luis Never dos Santos e só ficou sabendo seu nome verdadeiro na década de 1950.

Com o pai e o irmão Raul integrou durante a ditadura militar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), formado por dissidentes do PCB que apoiavam a luta armada.

Toda a solidariedade à família.

`