Ruth de Souza (1921-2019), uma das maiores artistas brasileiras, faria 100 anos nesse 12 de maio. Dona Ruth foi pioneira no teatro, no cinema e a primeira artista negra a conquistar projeção na televisão brasileira.

Carioca, a atriz participou da revolucionária inciativa do Teatro Experimental do Negro nos anos 1940, idealizada por Abidias do Nascimento. Nos palcos, Ruth de Souza encantou com seu talento desde sua estreia com a peça O imperador Jones.

Participou de telenovelas no rádio e dos teleteatros nas TVs Tupi e Record. Em 1954, foi a primeira artista brasileira a ser indicada ao prêmio de melhor artista em um festival internacional, o Festival de Veneza por seu esplendido trabalho em Sinha Moça. Em 1969, Dona Ruth foi a primeira protagonista negra de uma telenovela A cabana do Pai Tomás.

Ruth de Souza sempre teve um claro posicionamento político contra o racismo no teatro e na sociedade brasileira. Lutou durante toda a vida para combater os estereótipos relacionados aos negros em nosso país.

Em seu centenário, o Partido dos Trabalhadores faz sua homenagem à dama negra das artes cênicas brasileiras. Nossa reverência é da dimensão imensa do talento de Dona Ruth.

Marcio Tavares – Secretário Nacional de Cultura do PT

Elen Coutinho – Diretora da Fundação Perseu Abramo

`