O companheiro Markus Sokol, membro da Executiva Nacional do PT, teve seu pedido de reparação pela Lei da Anistia indeferido por Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A negativa faz parte de um despacho contendo outros 24 indeferimentos, publicado no Diário Oficial no dia 11 de fevereiro. Mais um desmando desse desgoverno. Uma vez que o dirigente teve seu processo aprovado, há cerca de quatro anos, quando esteve em audiência no Ministério da Justiça.

Desde muito jovem combatendo a ditadura militar, viveu na clandestinidade, foi preso e torturado nas dependências do Doi-Codi. Agora Sokol deve buscar seus direitos.

Militamos juntos desde a faculdade, fomos presidentes do Centro Acadêmico na USP, estivemos na construção do PT, sempre no mesmo campo e com alguma divergência, menores hoje do que há quase 50 anos. Sokol é um grande companheiro, um militante com princípios e coerência histórica, tem toda nossa solidariedade. Estaremos mobilizados para combater todas as violências contra direitos e conquistas democráticas patrocinadas pelo governo Bolsonaro e queremos a restituição de seus direitos assegurados pela Lei de Anistia.

A nossa luta continua!

Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo

`