Pauta Brasil: sem vacinação não é possível voltar às salas de aula
Com a mediação da diretora da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, o Pauta Brasil desta quarta-feira, 27 de janeiro, ouviu as opiniões de Fátima Silva, Valdir Barranco e Denise Soares sobre o momento brasileiro, a pandemia e a possível volta às salas de aula. Os convidados são ligados à educação e ensino e foi possível ouvir que o desgoverno que vemos na área da saúde é idêntico na educação. As desigualdades sociais e econômicas escancaradas com a pandemia foram temas da conversa.
Fátima Silva é professora de educação básica no Mato Grosso do Sul, secretária Geral CNTE, vice-presidenta da Internacional da Educação da América Latina. Ela não deixou de relembrar que os governos mais negacionistas criam situações que geram mais contágio e mortes e reafirmou o pedido de impeachment de Bolsonaro assim como seu julgamento por Tribunal Internacional, “porque esse governo é genocida”.
“A pandemia escancarou as diferenças sociais no Brasil e em toda América Latina, a dificuldade de acesso à internet, a computadores, ao mesmo tempo que o novo processo educacional abriu grandes negócios com vendas de plataformas por grandes conglomerados do ensino, e vimos educadores aprenderem tudo sozinhos para dominar as novas ferramentas tecnológicas e manter o vínculo de emergência com os alunos e estudantes”, contou Fátima.
Denise Soares é graduanda em Administração, coordenadora nacional da organização não-governamental ART Jovem LGBT, membro da Coordenação de Assuntos Educacionais do PT, alertou que já há crianças e jovens voltando às salas de aula sem um plano para um retorno seguro e cobrou das secretarias de educação o papel de mobilizar a comunidade e realizar esse debate. Para ela, não é “momento de voltar, é importante alertar pais, professores, alunos e funcionários e usar poder de mobilização”.
Denise defendeu também que o governo federal precisa apresentar um plano, “não seremos cobaias, nem nós, nem nossos professores. Queremos um plano de vacinação concreto. O movimento estudantil vai continuar pedindo que adiem os vestibulares e que as faculdades tenham preocupação com esse momento”.
Valdir Barranco é deputado estadual (PT-MT), biólogo com especialização em Gestão e Financiamento do Ensino Público, e relatou as ações no legislativo do seu estado, com várias proposições e projetos de lei voltados para o tema, que foram boicotados “porque não querem dar as condições necessárias, com os protocolos e investimentos necessários para a volta às aulas e vacinas para todos já”.
O programa apontou a ausência do Ministério da Educação durante a pandemia, a realização do Enem desastroso deste ano e a urgente necessidade de existir uma coordenação nacional para que os entes federados atuem na questão educacional durante a pandemia e para o futuro. O setor privado, prefeituras e governos de estado rescindiram contratos de trabalho de professores, muitos procuraram atualização e equipamentos sem auxílio algum e as dificuldades de acesso à internet. Os convidados acreditam que com a vacina para todos poderemos chegar à uma nova normalidade educacional.
Assista o Pauta Brasil na íntegra aqui.
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.