O ex-ministro Aloizio Mercadante elogiou neste sábado, 9 de janeiro de 2021, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por ter rompido com o jornal Folha de S.Paulo, após rechaçar a linha editorial do jornal.

“Um gesto corajoso e íntegro. Uma atitude despojada de quem tem compromisso com uma causa, e não é prisioneiro de um projeto pessoal de poder. Uma atitude forte e solidária contra as recorrentes tentativas de cancelamento de Lula e o empenho sistemático de banimento do PT”, disse Mercadante ao site Brasil 247.

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, neste sábado, Haddad escreveu sua carta de despedida, depois de ser vítima de um ataque rasteiro num editorial do jornal, que não quis se retratar. Haddad foi agredido depois de defender a candidatura presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reagindo a um artigo de Eliane Cantanhêde, chamado “O pino da granada” e que foi publicado no Estado de S. Paulo, em que ela pressionava os ministros do Supremo Tribunal Federal a não devolver os direitos políticos de Lula, a despeito de todas as evidências de suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Em editorial, o jornal “resolveu me atacar de maneira rebaixada. Incapaz de perceber na minha atitude a defesa do Estado de Direito, interpretou-a como tentativa oportunista de eu próprio obter nova chance de disputar a eleição presidencial, ou seja, que seria um gesto motivado por interesse pessoal mesquinho. Simplesmente desconsiderou que, nos últimos dois anos, em todas as oportunidades, inclusive em entrevista recente ao jornal, defendi sempre a mesma posição, qual seja, a precedência da candidatura de Lula”, escreveu o ex-prefeito de São Paulo.

 

`