O Observatório da Coronacrise da próxima quarta-feira, 16 de setembro irá conversar com Margarida Salomão, Celso Pansera e Newton Lima sobre educação em seus muitos aspectos, com mediação de Lindbergh Farias, diretor da Fundação Perseu Abramo.

Os participantes irão falar sobre a educação básica pela importância das discussões recentes no Congresso, mas vão abordar também o tema da educação superior, a relação Capes/CNPq e pesquisa científica.

Celso Pansera é militante do PT, foi deputado federal, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Dilma Rousseff e Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br).

Margarida Salomão é deputada pelo Partido dos Trabalhadores, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora e ex-dirigente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e é uma das coordenadoras da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.  É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, com Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade da California, em Berkeley.

Newton Lima é doutor em engenharia pela Politécnica da USP, foi reitor da UFSCAR de 1992 a 1996, presidente da Andifes (1995); deputado federal/PT (2011-14); presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (2012) e prefeito de São Carlos/PT (2001-2008).

O Observatório da Coronacrise é o programa do Observatório da Crise do Coronavírus (clique aqui para acessar), iniciativa da Fundação Perseu Abramo para monitorar a crise sanitária e econômica gerada pela pandemia e promover esforços no sentido de atenuá-la e até de superá-la.

O programa é transmitido ao vivo nas noites de quarta e sexta-feira, às 21h, no canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, em sua página no Facebook e Twitter, além de ser retransmitido pelas redes sociais de Dilma Rousseff e Fernando Haddad, e dos portais parceiros: Revista Fórum, DCM e Brasil 247.

`