A Secretaria Nacional de Formação do PT, a Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizarão no dia 1° de junho, às 21h, a aula “Solidariedade na visão da classe trabalhadora: combinação entre pressão sobre o Estado e partilha solidária”, com Eliane Martins e Márcia Lopes.

Mediada por Gilberto Carvalho, diretor da ENFPT, a aula é parte do curso Ética e Solidariedade, primeiro da série Somos Saberes, e será transmitida pelo canal da FPA no YouTube e por sua página no Facebook, além das redes sociais dos portais parceiros: Diário do Centro do Mundo, Brasil 247 e Revista Fórum.

Quem quiser acompanhar todo o curso e receber certificado ao final deve se inscrever no site da ENFPT: http://www.enfpt.org.br/inscricao-somos-saberes/

Sobre as professoras

Eliane Martins é graduada em História e doutora em Sociologia pela UFRGS. Estuda as transformações do trabalho e da identidade da classe trabalhadora. Militante desde a juventude (Pastoral da Juventude, PT, Movimento estudantil, Movimento de Trabalhadores Desempregados – MTD, atualmente Movimento de Trabalhadoras por Direitos e Consulta Popular). Reside e trabalha na Escola Nacional Florestan Fernandes, integrando a CPP da escola no núcleo de Estudos Urbanos e Populares.

Márcia Lopes é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em Serviço Social pela PUC-SP. Foi secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004), secretária Executiva, (2005-07) e ministra (04-12/2010) deste Ministério. Foi presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (2007). É professora há mais de 30 anos da UEL.

`