As más condições do mercado de trabalho – desemprego, falta de direitos trabalhistas básicos para milhões de pessoas e baixos rendimentos – são uma realidade que já vem antes da pandemia do coronavírus.

Nas periferias, territórios mais afetados pelo desmonte das políticas públicas e pela desregulamentação do trabalho, o cenário é ainda mais grave.

Mesmo nessas condições, enquanto perdura a crise política e são mantidas as diretrizes políticas e econômicas para rebaixar ainda mais as condições de vida, há alternativa ao destino, que se quer naturalizar, de trabalhar para aplicativos ou outras formas de superexploração?

Créditos: arte FPA

 

Como os trabalhadores e trabalhadoras podem se organizar coletivamente para subverter tais condições? E o poder público, pode atuar no sentido de fortalecer e viabilizar projetos de economia solidária desenhados pelos coletivos das periferias?

Para responder questões como essas e contar casos exitosos na busca por alternativas, a tvPT desta quarta, 20 de maio, a partir das 19 horas, recebe Artur Henrique, diretor da Fundação Perseu Abramo e ex-secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da cidade de São Paulo, João Carlos Nogueira, coordenador da Reafro (Rede Brasil Afroempreendedor) e Paulo Ramos, coordenador do projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo.

A tvPT pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do Youtube do PT Brasil. Neste canal, o programa também pode ser visto depois da exibição ao vivo.

`