Itamaraty condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta segunda-feira (31/5) condenando o ataque israelense a um dos barcos da flotilha que levava ajuda humanitária internacional à Gaza, que acabou resultando na morte de mais de uma dezena de pessoas – muitos outros ficaram feridos. Informa ainda que a representante brasileira na ONU foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para discutir a operação militar israelense. O Brasil, segundo a nota, defende que a ação seja “objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”.
O embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty para “que seja manifestada a indignação do governo brasileiro com o incidente e a preocupação do País com a situação da cidadã brasileira Iara Lee, que está numa das embarcações da flotilha.
"Os trágicos resultados da operação militar israelense denotam, uma vez mais, a necessidade de que seja levantado, imediatamente, o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, com vistas a garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo àquela região".
Para ler a nota na íntegra, clique aqui.
Saiba mais:
– Do Ópera Mundi: Israel ataca comboio humanitário para Gaza e mata mais de 10 pessoas (em 31/5/2010)
– Do Viomundo: Mercosul repudia violência de Israel contra iniciativa humanitária (em 31/5/2010)
– Da Agência Carta Maior: Veja imagens do ataque israelense à frota de ajuda humanitária (em 31/5/2010)
Atualizado em 31/5/2010, às 20h05