O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou, em seu último relatório, para o crescimento das vendas de fórmulas, compostos e leite em pó como “substitutos” ao leite materno: no mundo, a venda de tais produtos cresceu 41% entre 2008 e 2013. Porém no Brasil, na China e na Turquia cresceu em torno de 72%. A organização aponta que em países de renda média alta como os três em questão tem havido alto crescimento deste mercado.

Segundo a organização, na América Latina e Caribe 37% dos bebês de 0 a cinco meses são alimentados com fórmulas, o maior percentual regional de todo o mundo. O Unicef alerta, no entanto, que o leite materno é “um poderoso remédio sob medida para as necessidades infantis”, que pode reduzir significantemente os riscos de morte: estudos mostram que crianças que mamam no peito têm taxas mais baixas de diarreia, doenças respiratórias, obesidade e doenças crônicas, além de melhor desempenho escolar e até salários mais altos quando adultos. O Fundo aponta que a amamentação universal poderia salvar a vida de 820 mil crianças de menos de cinco anos por ano em todo o mundo.

No entanto, o relatório da organização aponta que o aumento da promoção, vendas e uso de substitutos ao leite materno é acompanhado de propagandas enganosas sobre supostos efeitos das fórmulas no QI ou sistema imune dos bebês. A categoria de fórmulas que mais cresce é para crianças entre 13 e 36 meses de idade, cujas vendas cresceram 53% entre 2008 e 2013 em todo o mundo. “Desnecessárias para o crescimento saudável, estas bebidas podem aumentar a preferência das crianças por sabores doces”, diz o documento.

`