A Fundação Perseu Abramo promove durante o Fórum Social Mundial um debate que reunirá especialistas brasileiras nas questões de gênero –

Heleieth Saffioti, Maria Betânia Ávila, Celi Pinto e Vera Soares

. O seminário A Mulher brasileira nos espaços público e privado – gênero, patriarcado e violência, que acontece no dia 29/01, às 8h30, no Cais do Porto, vai analisar esta realidade a partir do conceito de patriarcado como elemento central. A atividade tem por objetivo tentar aprofundar o debate que é recente em nossa sociedade e abrir novas perspectivas para o entendimento da questão. O tema foi tratado pela professora Heleieth Saffioti no livro

Gênero, patriarcado, violência,

lançado em 2004, pela Editora Fundação Perseu Abramo.

A Fundação mantém diversas iniciativas para aprofundar o debate sobre as questões de gênero. Por meio do Núcleo de Opinião Pública, realizou, em 2001 a pesquisa A Mulher brasileira nos espaços público e privado, quando foram feitas 2500 entrevistas com mulheres de todo o país. Os resultados dessa pesquisa subsidiaram o plano nacional de políticas para as mulheres, a fundamentação do projeto de lei de criminalização da agressão contra a mulher e muitas outras iniciativas em todo o país.

Também foi lançado em 2004 o livro A Mulher brasileira nos espaços público e privado, organizado por Gustavo Venturi, Marisol Recamán e Suely de Oliveira, com a artigos de inúmeros especialistas que discorrem sobre os temas relacionados à pesquisa nacional realizada pela FPA. Um breve resumo dos dados da pesquisa é apresentado no livro.

O seminário A mulher brasileira nos espaços público e privado – gênero, patriarcado e violência acontece no dia 29/1 – Cais do Porto – sala B107 – 8h30.

`