No dia 11 de agosto recebi a última mensagem de Gustavo Codas. Era o aviso da data para entregar resenha para o portal da Fundação Perseu Abramo. No dia 12 de agosto, sem aviso prévio e surpreendentemente, Codas nos abandonou.

E para embalar o luto fresco que estamos vivendo, na mesma noite de sua despedida o Canal Arte1 apresentou a série “Saudade: Sentidos da Saudade”, com direção de Paulo Caldas e Barbara Cunha.

Coprodução do canal Arte 1 com a Academia de Filmes, a obra de oito episódios busca o significado da palavra que só existe na língua portuguesa. Por meio da arte e vista pelos olhos de grandes artistas lusófonos contemporâneos, a série tenta esclarecer o que compõe esse sentimento e seu conceito.

A produção luso-brasileira analisa, explica e define perdas e saudade, por meio de depoimentos de artistas e também de “pessoas comuns”. Talvez, com isso, as perdas se tornem-se um pouco menos angustiantes à luz da filosofia, arte e até mesmo da resiliência de quem enterrou um filho.

Rodada entre 2014 e 2017, a produção é resultado de viagens por Brasil, Angola, Portugal e Alemanha, e traz conversas com personalidades como o diretor de teatro paulista Zé Celso, o cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra e a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.

Para nós, que já convivíamos com a saudade não de entes queridos, mas da democracia, dos direitos conquistados, a saudade de um país soberano e para todos e todas, a série serve de alento: são ausências que ainda podemos sonhar conquistar novamente.

E a outra saudade, aquela de quem se foi para sempre, o cantor e compositor nordestino Otto, com lágrimas nos olhos, define muito bem: “ela não pode nos matar, mas nos fortalecer”.

Os episódios inéditos são às sextas-feiras, às 20h30, com reprises sábado, às 14h30; domingo, às 10h; terça-feira, às 19h; e sexta-feira às 12h. Classificação indicativa: Livre https://www.facebook.com/canalarte1

`