Aos 77 anos, Paulo Henrique dos Santos Amorim, também conhecido por PHA, faleceu no Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira, 10 de julho, de enfarte. Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro.

PHA foi jornalista, blogueiro, empresário e apresentador de tevê. Atuou no ramo de jornalismo desde 1961: Globo, Bandeirantes, Cultura e Record. Atualmente, após afastamento da TV Record, onde comandava um programa dominical, mantinha o blogue Conversa Afiada.

Amorim também lançou livros ao longo da carreira, entre eles O Quarto Poder – Uma Outra História, sobre a mídia no Brasil, e De Olho no Dinheiro, sobre economia. Famoso pelo bordão “olá, tudo bem?”, foi um profissional polêmico e atuante no debate democrático nos últimos tempos.

O jornalismo brasileiro perde um profissional importante para os debates sobre o futuro, não só da mídia nacional como do país como um todo. Ele ajudou a popularizar o termo “PIG”, ou “Partido da Imprensa Golpista”, modo pejorativo usado para designar veículos de comunicação que, segundo ele, apoiavam o golpe contra os governos petistas.

`