Brasil cai dez posições em índice internacional de paz
Apesar de a Venezuela levar o título de país menos pacífico da América do Sul, o Brasil é o país que mais piorou em índice que mede a paz na região, como mostra o gráfico.
Em todo mundo, os cinco países que mais pioraram o índice em 2019 em relação a 2018 foram (nesta ordem) Nicarágua, Burkina Fasso, Zimbábue, Irã e Brasil. É o que mostram dados do Global Peace Index 2019, calculado pelo Institute for Economics & Peace: a paz no Brasil tem deteriorado muito rapidamente, estando o país em 116º lugar de 163, tendo caído dez posições desde a última medição (2018). O índice considera “segurança na sociedade”, “conflitos domésticos e internacionais” e o “grau de militarização dos países”.
Nas Américas, tanto a América do Norte quanto a América Central e Caribe, quanto a América do Sul tiveram pioras nos índices. O
relatório da organização, disponível aqui, aponta que a instabilidade política tem sido um problema nas três regiões, como mostram protestos violentos na Nicarágua e Venezuela e a crescente polarização política nos Estados Unidos e Brasil.
Sobre o Brasil, outro fator citado como problemático é o crescimento de conflitos armados ligados ao tráfico de drogas.Também, aponta-se que o país tem a décima maior taxa de homicídio do mundo segundo, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).