Jovens brasileiros vão conhecer a experiência política de esquerda na Espanha
Jovens participam de eventos e cursos na Espanha que discutem questões políticas e o socialismo. Conheça também os integrantes que fizeram parte da delegação brasileira.
Desde o dia 11 de de fevereiro uma delegação de 14 jovens brasileiros formada pela Fundação Perseu Abramo está em Madri, na Espanha, participando de um seminário do programa permanente de formação para jovens da Fundación Pablo Iglesias. Integrada por jovens representativos da diversidade regional do país, a delegação brasileira participa de diversos eventos até o dia 20 de fevereiro.
O programa, intitulado “Jornadas da Juventude: Instituições e desenvolvimento”, prevê uma análise comparada dos sistemas políticos na Espanha e no Brasil, onde serão abordados temas como o socialismo democrático na Europa e Espanha; a situação política na América Latina e as políticas para a juventude.
Entre as atividades do programa, também estão incluídas visitas ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), ao Congresso dos deputados, ao Conselho de Juventude da Espanha e à Assembléia Regional de Madrid. Além disso, os jovens também visitarão o Ajuntamento de Getafe, onde encontrarão o prefeito Pedro Castro e visitarão os Serviços Sociais e a Casa da Juventude. O programa inclui ainda um encontro com a Comissão Executiva das Juventudes Socialistas da Espanha.
Para o secretário nacional de juventude do PT, Rafael Barbosa de Moraes (Pops), o principal desafio dessa viagem é estabelecer contato com a juventude européia de esquerda, por viverem realidades históricas distintas do Brasil. “A viagem desta delegação à Espanha faz parte da visão de que um partido de esquerda deve ter uma cultura de relações internacionais contínua. E tem que ser de todo o partido e de todos os setores”, avalia ele, contando que a Secretaria Nacional de Juventude vem fortalecendo as relações internacionais principalmente com os países do Mercosul, e recentemente, no FSM 2006, com a juventude venezuelana.
Conheça os integrantes da delegação:
– Alexandre Pereira Rangel: assessor da Pastoral da Juventude/DF
– André Rota Sena: membro do Coletivo Nacional de Juventude do PT;
– Cláudio Aparecido da Silva: secretário de Combate ao Racismo/PT-SP
– Francisco Josué Medeiros de Freitas: 2° vice-presidente da UNE
– Jean Tible: assessor da Secretaria de Relações Internacionais/PT
– Leonardo Cunha de Brito: secretário de Juventude do Governo do Acre; membro do DE/PT/AC
– Louise Caroline Santos de Lima e Silva: vice-presidente da UNE
– Lucenir Maria dos Santos Silva: secretária de Jovens da FETRAF/PE; membro da Comissão Nacional de Jovens Rurais da CONTAG
– Maria Divaneide Basílio: assessora do Departamento de Participação Popular da Prefeitura de Natal
– Maria do Socorro Pereira da Silva: diretora da Rede de Jovens do Nordeste; assessora da Coordenação de Juventude do Governo do Piauí
– Pedro Sales de Melo Suarez: membro da Coordenação Estadual do MST
– Rafael de Barbosa de Moraes: secretário nacional de Juventude do PT
– Ramon Szermeta: secretário de Juventude do PT/SP
– Flávio Jorge Rodrigues da Silva: diretor da Fundação Perseu Abramo (FPA)
– Mila Frati: coordenadora do Núcleo de Cooperação Internacional/FPA