Imagens e documentos sobre o golpe de 1964, que completa 55 anos neste domingo, e sobre a ditadura militar estão disponíveis no acervo online do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo. A preservação e divulgação desse material adquire particular importância no atual momento político do Brasil, em que se observa uma tentativa acirrada de falsificar e adulterar a história recente do período para atacar a democracia.

Entre as publicações está a edição especial da revista Perseu: História, Memória e Política 1964-2014 Cinquentenário do Golpe, com artigos, documentos do Dops/SP sobre o então nascente Partido dos Trabalhadores, além de pesquisas sobre o tema.

Cartazes do final do período militar, contra a Lei de Segurança Nacional e o Colégio Biônico e por Diretas Já! e algumas imagens sobre a ditadura e seus efeitos colaterais também podem ser acessados online. Pedia-se, no período, o fim da intervenção nos sindicatos e Anistia para os presos políticos. Há ainda fotos sobre a condenação de sindicalistas pela Lei de Segurança Nacional e os jornais Boletim Nacional, Jornal dos Trabalhadores e PT Notícias, periódicos de circulação nacional do PT que vão de 1982 a 2005 .

Outra obra importante disponível é o livro Pau de Arara: a violência militar no Brasil, lançado pela Fundação Perseu Abramo, a primeira a divulgar internacionalmente a violência instituída pelo regime militar contra a população brasileira. Foi lançado na França, em 1971, e no México, em 1972. Já no Brasil, só em 2013.

O centro abriga praticamente todo o acervo do Diretório Nacional do PT produzido anteriormente a 1989 e alguns conjuntos que avançam até os anos 2000. Além de arquivos de instituições com as quais o partido manteve relação ao longo de sua trajetória, arquivos pessoais de dirigentes e militantes que integram ou integraram o partido e outras coleções.

 

`