Inesperadamente percebem-se  mudanças nos traços, antes infantis e joviais, que subitamente se tornaram experientes e cansados, os cabelos passam a ser grisalhos e as marcas de expressões se tornam mais aparentes. É assim que a exposição Diálogos com o Tempo, na Unibes Cultural, dá início à experiência que introduz o debate sobre a velhice e suas singularidades.

Interativa, a exposição conta com guias diferentes, o grupo que participa é acompanhado por uma senhora ou senhor, que, durante o percurso, compartilham um pouco sobre sua história de vida, levando o público a refletir não só sobre como envelhecer bem, como também políticas públicas e aposentadoria. Dessa forma, com o intuito de garantir uma experiência profunda, Diálogos com o Tempo é dividida em seis ambientes, com as seguintes temáticas: Envelhecer é um processo natural; envelhecer é um assunto pessoal; a diversidade do envelhecimento – Limitações; a diversidade da idade avançada – Oportunidades; o futuro do envelhecimento; nunca é tarde demais.

Nesse sentido, a plateia inicia o percurso assistindo a uma produção audiovisual, sem muita emoção, que demostra como a partir de uma certa idade ocorre uma mudança repentina na fisionomia; em um segundo momento os participantes conversam com o guia sobre o envelhecer; na sala amarela, por outro lado, são experimentadas algumas das dificuldades que a idade avançada traz, desde um aparente simples abrir a porta a como subir escadas; a sala rosa aproxima ainda mais o expectador com histórias de algumas pessoas idosas; na penúltima sala,  o grupo participa de um Quiz que levanta o debate de políticas públicas para a população sênior; por último, os participantes podem deixar um recado sobre a experiência e levar para casa algumas dicas para um envelhecer tranquilo.

Diálogos com o Tempo, portanto, faz com que, por meio da experimentação e diversão, reflitamos sobre um envelhecer feliz e saudável, tirando o peso e a tristeza do tema.

A mostra permanece até 16 de dezembro na Unibes Cultural

Dias: de terça a domingo, das 10h30 às 17h30.

Classificação: a partir de 6 anos.

Local: Unibes Cultural -Rua Oscar Freire, 2.500| Sumaré | São Paulo |

Ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde

Telefone: (11) 3065-4333

 

 

 

 

 

 

 

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais recentes”]
[/et_pb_top_posts]

`