Primeiras pesquisas para o 2º turno indicam vantagem de Bolsonaro
Em 10 de outubro, três dias após o primeiro turno das eleições, dois institutos divulgaram as primeiras pesquisas de intenção de voto presidencial para o segundoº turno. O Instituto Idea Big Data, em parceria com a Veja, indicou que Bolsonaro está com 54% dos votos válidos e Fernando Haddad com 46%. No início da noite o Datafolha divulgou que Bolsonaro tem 58% e Haddad 42%.
Segundo o Big Data, a vantagem de Bolsonaro sobre Haddad é de oito pontos, para o Datafolha é de 16%. Ambos os institutos trabalham com a margem de erro de dois pontos percentuais, e, se ambos estiverem certos, no limite máximo da margem de erro Bolsonaro pode estar com 56% e Haddad com 44%.
Se ambos estiverem certos, Haddad que obteve 29% dos votos válidos no primeiro turno teve maior crescimento e conquistou entre 17% e 13% de eleitores, enquanto Jair Bolsonaro, que teve 46% dos votos válidos, cresceu entre 8 e 12 pontos.
Três dados chamam a atenção: considerando as taxas do Datafolha, que são as que podemos comparar em simulação de segundo turno feita pelo instituto para esse cenário antes da eleição, a maior diferença após o início da campanha eleitoral foi de nove pontos percentuais, em 20 e 21 de agosto, quando a candidatura de Haddad ainda era incerta. Definida a candidatura de Haddad, ambos estiveram tecnicamente empatados na simulação de segundoº turno, com diferença entre os dois candidatos sempre variando na margem de erro, e agora a diferença sobressai para dezesseis pontos.
Segundo: o Instituto Datafolha apurou a migração dos votos dos demais candidatos no segundo turno. Dos eleitores de Ciro, 58% votarão em Haddad, 37% dos eleitores de Marina, 30% dos de Alckmin e 18% dos de Amoedo. Já Bolsonaro herdará 49% dos votos de Amoedo, 42% dos de Alckmin, 19% dos eleitores de Ciro e 18% dos de Marina. Haveria, portanto, maior migração de votos para Haddad e do candidato mais bem votado que não disputará o segundo turno.
E, ainda, a baixa taxa de indecisos e votos brancos ou nulos, que para o Idea Big Data é de 7% brancos e nulos e 4% de indecisos e no Datafolha de 8% para brancos e nulos e 6% de indecisos. Em uma eleição tão acirrada, com candidatos que disputam campos tão opostos e sabendo que, como o próprio Datafolha apurou, 18% decidem o voto na véspera ou no próprio dia da eleição. Há portanto um grande potencial de mudança.