Representantes da Confederação Nacional da Agricultura e da Frente Parlamentar de Agricultura no Congresso Nacional enviaram ofício ao presidente ilegítimo Michel Temer solicitando a revogação do decreto 6.040/07, que instituiu a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.

A solicitação dos ruralistas foi feita devido aos conflitos em torno de processos de regularização fundiária previstos na política direcionada às comunidades tradicionais do norte de Minas Gerais.

A organização internacional de combate à pobreza ActionAid, a Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais (do Norte de Minas Gerais) e o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) condenaram abertamente o pedido de revogação do decreto. Segundo essas organizações, a iniciativa dos ruralistas ameaça gravemente os direitos de povos e comunidades tradicionais que têm presenciado aumento de violações e de conflitos rurais no país ao longo do período pós-golpe.

`