Documentário mostra vida de baleias criadas em cativeiro
O documentário Blackfish – Fúria Animal , dirigido por Gabriela Cowperthwaite, lançado em 2013, analisa o parque Sea World a partir das apresentações com baleias Orcas. Mostrando as propagandas do parque, os relatos dos treinadores e a vida das baleias fora dos tanques, o filme aborda a trajetória circense desses animais desde a captura até como viviam e eram tratadas. Blackfish tem como eixo principal da narrativa a vida da baleia Tilikum e seus treinadores.
A narrativa inicia com o caso da treinadora Dawn e a baleia Tilikum ao questionar como os outros treinadores viam seu trabalho e o discurso feito pelo parque, que parece demonstrar que este seria um “trabalho dos sonhos”. No entanto, a narrativa muda de perspectiva, abordando diversos casos em que treinadores são atacados pelas baleias “assassinas”. Com várias dessas cenas, o documentário, se torna mais incisivo, defendendo a tese de que a violência vem do parque, da forma como este animais eram tratados; e o discurso utilizado pelo parque Sea World era gravemente dissimulado para que a atração continuasse ativa.
O documentário argumenta, portanto, sobre a falta de ética adotada em mais de quarenta anos de atração, tanto pelo fato de não mencionarem aos novos treinadores sobre os casos anteriores de ataques. As informações dos animais, tais como características físicas e expectativa de vida, também eram alteradas para que todos que o visitassem entendessem que no Sea World as baleias eram muito bem alimentadas e cuidadas. Nesse sentido, Cowperthwaite aborda as torturas que as baleias sofrem durante suas vidas em cativeiro e como estas podem se tornar agressivas entre si, em uma situação na qual elas dispõem de pouco espaço e liberdade.
Blackfish causou grande indignação em relação ao uso de animais em shows, causando uma perda significativa de público, os parques da Sea World também foram levados a acabarem com a criação de baleias de cativeiro, permanecendo com sua última geração de Orcas. Por outro lado, o mesmo parque insiste em debater sobre a legalidade do documentário, mantendo sua narrativa.
Nesse contexto, da relação homem e animal, é interessante demonstrar como a ética mudou em curto espaço de tempo: anteriormente era tema pouco debatido, mas atualmente a forma como são vistos e tratados já faz parte do debate da agenda de política pública.
Ficha técnica
Nome: Blackfish – Fúria Animal
Ano: 2013
Produzido: CNN e Magnolia Pictures
Dirigido: Gabriela Cowperthwaite