Livro aborda amor de duas mulheres em road trip pelo interior gaúcho
Em Todos Nós Adorávamos Caubóis, livro lançado em 2013, a autora Carol Bensimon conta a história de uma viagem feita por Cora e Julia, as personagens principais, pelas estradas do Rio Grande do Sul. Durante esse período, elas enfrentam conflitos internos, sobretudo em relação à família, bem como o próprio conflito entre as duas que, no passado, haviam sido amigas e amantes.
Ao longo do livro, percebemos que o estilo da autora é uma narrativa não linear, as lembranças que o presente despertam mostram o que aconteceu no passado. A história começa já na saída de Porto Alegre, e não fica claro desde o princípio que as personagens foram amantes durante o tempo de faculdade, além de amigas. A partir daí apresentam-se cicatrizes que ainda não foram curadas, sendo, uma delas, o relacionamento mal resolvido.
O motivo principal pelo desentendimento entre Cora e Julia foi a não aceitação, pela segunda, de sua sexualidade, sobretudo por ter crescido em uma família tradicional gaúcha e religiosa do interior. Cora, a narradora da história, conta sobre como Julia parecia sempre esconder a relação como, por exemplo, o fato de nunca a ter convidado para conhecer seus pais e irmão. Porém, o estopim para a separação foi, de fato, a notícia de que Júlia iria concluir seus estudos no Canadá.
Anos depois dessa separação precoce, acontece, então, a viagem. As duas voltam a se falar pelas turbulências que estão passando e, como se nota através da história, pelo sentimento de que, mesmo distantes, o sentimento entre elas nunca cessou. Julia havia recém-terminado um namoro com um homem e Cora lida com o fato de que seu pai, casado com uma mulher 25 anos mais nova, espera um segundo filho.
O livro merece ser lido pelos temas que aborda, sendo os principais a questão de aceitação da sexualidade e uma relação entre duas mulheres o que, na literatura brasileira, é algo raro. Além disso, o estilo road trip empregado pela autora, o qual é tradicionalmente norte-americano, nos faz querer viajar pelas cidades do interior gaúcho e conhecer suas diversas paisagens.