Junho que é conhecido internacionalmente como o mês do orgulho LGBT, então, nada mais justo que falar de um filme que trata justamente dessa temática. Previsto para estrear no próximo dia 21 no Brasil, apesar de já ter sido lançado nos cinemas em outros países e estar disponível para downloads na internet, Desobediência retrata o romance vivido por Ronit e Esti, duas mulheres que nasceram em uma comunidade judaica ortodoxa no Reino Unido.

O longa começa quando Ronit recebe a notícia de que seu pai, um rabino, havia falecido, por isso a personagem que estava em Nova Iorque volta para a comunidade em que cresceu. Lá, é confrontada com vários tabus religiosos que envolvem a liberdade das mulheres, sendo o principal deles seu romance da juventude com a melhor amiga, Esti, atualmente é casada com o primo de Ronit e principal nome para ser o próximo rabino, Dovid.

Entre as idas e vindas das duas personagens, percebe-se como o papel das mulheres na comunidade é submisso. Meninos e meninas frequentam escolas diferentes, que os ensinam por meio de livros diferentes, sendo que as últimas são, desde pequenas, incentivadas a se casar e a viver para o marido e para os filhos. Além disso, depois de adultos, homens e mulheres não trabalham nos mesmos lugares e os homens são proibidos de tocar em outra mulher que não seja a sua esposa.

Se as mulheres que vivem de acordo com as questões impostas pela religião já sofrem, as que enfrentam e se levantam contra a submissão são mais rechaçadas ainda. Por exemplo, um jornal, ao noticiar a morte do rabino, não considerou Ronit como sua filha e, da mesma forma, Esti foi considerada doente mental quando descobriram que ela gostava de pessoas do mesmo sexo.

O filme merece ser visto por trazer de forma tão crua esses tabus, que, apesar de potencializados na comunidade judaica ortodoxa, não se circunscrevem a ela e são até hoje temas que precisam ser debatidos na sociedade.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”]
[/et_pb_top_posts]

`