No dia 13 de maio de 1988, há trinta anos, o movimento negro promoveu uma série de debates e materiais em decorrência do Centenário da Abolição da Escravatura no Brasil, com o intuito de promover uma reflexão sobre as transformações reais ocorridas na vida da população negra até então.

Um dos documentos produzidos no período foi uma entrevista de Benedita da Silva, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores e na ocasião deputada pela bancada Constituinte. No texto, Benedita analisou a condição de negras e negros na sociedade brasileira no momento do centenário, 1988, comparada com as três leis do período da abolição, final do século XIX. Ela ressaltou que leis como a do Ventre Livre, Áurea e do Sexagenário foram muito reivindicadas pelos adeptos da chamada democracia racial. E destacou as condições na qual se encontrava, no momento em que o texto foi publicado, a população negra no país: permanência das discriminações e desigualdades decorrentes das diferenças étnico-raciais, como a falta de acesso à educação, a violência, a pobreza, as diferenças salariais entre brancos e negros.

O caráter celebrativo do 13 de maio, bem como o penoso processo de transição entre a escravidão e a vida cidadã, como apontou Florestan Fernandes, também ganhou relevância nos debates do período promovidos por representantes do movimento negro. Neste sentido, analisou-se a necessidade de uma visão crítica que incorporasse as lutas de mulheres negras e homens negros pela liberdade e o combate ao racismo iniciada antes mesmo da abolição e que segue recorrente nos dias atuais.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma homenagem ao Zumbi, líder do Quilombo Palmares e de um dos principais movimentos de resistência à escravidão, assassinado em 20 de novembro de 1695. O dia foi instituído oficialmente em 10 de novembro de 2011 e adotado com o intuito de ressignificar o caráter celebrativo do 13 de maio que apagava as lutas empreendidas por negras e negros na resistência à escravidão.

As imagens aqui selecionadas integram o acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) que pode ser consultado em sua base de dados e no Guia do Acervo. A entrevista de Benedita da Silva sobre o Centenário da Abolição da Escravatura foi publicado na Revista Perseu nº 6, que pode ser acessada em pdf.

 

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”]

 

[/et_pb_top_posts]

`