Orgânicos convivem de forma sustentável com o meio ambiente
Você pensa na qualidade dos alimentos que consome? Melhor, você pensa nos impactos que a produção de alimentos pode causar para a biodiversidade e para meio ambiente como um todo?
Nem todos sabem, mas existem duas grandes vertentes relevantes na produção de alimentos no país. A primeira vertente é marcada por grandes produtores que utilizam nos processos produtivos agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos, irrigação intensiva e manejo inadequado do solo. Já a segunda vertente, formada majoritariamente por agricultores familiares e assentados da reforma agrária utiliza em seu processo produtivo os princípios da agroecologia, ao produzir produtos orgânicos que convivem de forma sustentável com o meio ambiente, sem uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos.
Entre os dias 3 e 6 de maio deste ano, a vertente da agroecologia realizou no parque da Água Branca em São Paulo/SP a 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, um importante evento de consolidação da luta dos trabalhadores do campo que acreditam na produção sustentável. Quem esteve por lá vivenciou a variedade de alimentos produzidos pelos participantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) das cinco regiões brasileiras.
Segundo o MST, circularam pela feira da reforma agrária nada menos que 260 mil pessoas, que compraram cerca de 420 toneladas produtos saudáveis comercializados por 1.215 feirantes assentados e acampados. Além de degustar pratos típicos regionais (tais como arroz carreteiro, pato no tucupi, galinhada com pequi e a moqueca capixaba), os visitantes também puderam assistir a atividades culturais de oferecidas por mais de 360 artistas, com destaque para os shows do Ilê Aiyê, Otto, Martinho da Vila e a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti.
O evento mostrou o quanto está viva a luta dos trabalhadores do campo pelo acesso a terra, a assistência técnica e extensão rural, ao crédito produtivo e aos canais de comercialização. Viva a agroecologia, a reforma agrária e o uso sustentável dos recursos naturais.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]