Rejeição a Temer segue altíssima, segundo pesquisas
De acordo com as pesquisas dos institutos Datafolha e Vox Populi feitas entre os dias 11 e 13 e 13 e 15 de abril, respectivamente, sete em cada dez brasileiros consideram o governo Temer ruim ou péssimo (70% segundo o Datafolha, 73% segundo o Vox Populi). A aprovação do governo é mínima, segundo os institutos, sendo de 6% (Datafolha) e 4% (Vox Populi). A imensa rejeição ao presidente golpista e sua administração se refletem nos cenários eleitorais, ao passo que 86% dizem que não votariam num candidato apoiado por Temer, segundo o Datafolha. Com a possibilidade de ser denunciado pela terceira vez pela Procuradoria-Geral da República, o presidente deve ser cada vez mais um grande empecilho para as candidaturas de centro e direita cúmplices no golpe dado em 2016.
A rejeição ao governo golpista é generalizada se olharmos os dados segmentados. Destacam-se, na pesquisa do Datafolha, os entrevistados com 35 a 44 anos (74%), pretos (74%) e residentes na região Nordeste (77%). De acordo com o Vox Populi, 80% dos nordestinos avaliam negativamente o governo. Segundo com o primeiro instituto, 90% dos nordestinos não votariam em alguém indicado por Temer, número também alto entre os residentes na região Norte (90%) e entrevistados pretos (89%) e indígenas (90%). Entre os resultados da pesquisa Vox Populi, 57% afirmam que a vida piorou desde que Temer assumiu a presidência, sendo que na região Sul são 68% e no Nordeste 63%.
Outro dado que ambas as pesquisas trazem é a preferência pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo o Datafolha, 20% dizem preferir o PT, enquanto apenas 4% e 3% preferem MDB e PSDB, respectivamente. Segundo o Vox Populi, a preferência pelo PT é de 18%, sendo que 30% dizem que gostam do PT de alguma forma (6% se consideram petistas e 24% dizem gostar do partido, mas não se consideram petistas). Este instituto também fez perguntas abordando a simpatia ao ex-presidente Lula: 52% dizem gostar, 25% não gostam nem desgostam e 21% não gostam. No Nordeste, 76% dizem gostar do ex-presidente, e sua maior rejeição (34%) está na região Sul.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]