Curso de Difusão em Couto Magalhães
Na cidade de Couto Magalhães há cerca de 27 inscritos no curso de Difusão do Conhecimento em Políticas Públicas e Resistência ao Golpe, da Fundação Perseu Abramo na cidade polo de Araguaína/TO. Como consequência dessa participação, passamos a nos reunirmos semanalmente na sede do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, às terças-feiras, 19:30h, montamos uma caixa de som e um data-show (Temos internet). Nesta oportunidade, os companheiros que têm disponibilidade comparecem ao estudo em grupo, onde são projetadas as videoaulas e, ao final, respondemos a avaliação de forma compartilhada. Nessa ocasião construímos nossas repostas às questões, com as opiniões de todos os presentes, e, para finalizar, fazemos uma Roda de Conversa, momento em que aprofundamos as opiniões dos cursistas e militantes.
Temos alcançado ótimos resultados, pois sempre contamos com a participação de pessoas e lideranças que têm experiência de vida e que somam muito com o que foi abordado na aula e que está sendo discutido por todos. Já realizamos três aulas seguidas e o resultado tem sido muito positivo para o coletivo que tem participado. A cada oportunidade reunimos entre quinze e vinte pessoas.
O município de Couto Magalhães tem aproximadamente seis mil habitantes. Possui uma área territorial de um 1.592 km² e possui população com 62% dos habitantes na zona rural. Nestas condições, a formação é muito difícil e as reuniões ajudam a romper as barreiras que em condições individuais seriam intransponíveis para a maior parte dos nossos militantes. Nossa economia está centrada na agricultura familiar e de subsistência, onde temos também mais de setecentas famílias assentadas da reforma agrária, a formação é fundamental.
Temos em nosso município o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Couto Magalhães (STTR) – entidade que centraliza os agricultores familiares e da reforma agrária, o qual teve grande importância política nos anos de 2003 e 2004, quando estávamos implementando a disputa por espaço de poder que acabou culminando com a nossa eleição para a prefeitura em 2004.
Tivemos uma relação muito próxima e importante, porém, com o passar do tempo e com as mudanças de diretorias no STTR, chegamos aos dias atuais com algum distanciamento da direção sindical, do PT local e das Associações Rurais de trabalhadores existentes.
Por circunstâncias que fogem ao controle, avaliamos que há também um distanciamento do sindicato, do seu envolvimento político e dos associados, tornando ainda mais importante a retomada do diálogo e a aproximação dos seus associados e da nossa parte. Acreditamos que há espaço para reaquecermos esse diálogo. E é isso que buscaremos fazer em nome de nossas causas sociais e coletivas.
Os principais resultados práticos já alcançados pelos nossos encontros referem-se a essa relação direta que acabamos estabelecendo a nossa realidade local. Por exemplo, na nossa terceira aula com o tema Sindicatos e Movimentos Sociais pós 64 partimos para avaliação da relação do Partido dos Trabalhadores para com o nosso Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Couto Magalhães. Avaliamos a atuação deste, bem como o nosso envolvimento enquanto partido e também fizemos uma análise da nossa relação com os as Associações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Constatamos o esfriamento da ação política, bem como o nosso distanciamento. Daí, concluímos que precisamos traçar plano de ação para estarmos mais próximos tanto do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das Associações Trabalhadores Rurais que está na origem da nossa luta quanto de todos os trabalhadores do nosso município, que é uma localidade predominantemente rural de agricultores familiares e de reforma agrária.
Nota da coordenação do Curso de Difusão: os participantes de Couto Magalhães se inscreveram para participar da turma de Araguaína (a cerca de 220km de distância e três horas de carro). Com a sugestão de montarem o grupo de estudos na própria sede do PT da sua cidade e a organização de encontros locais eles potencializam o resultado do curso e conseguiram associar os estudos à intervenção na realidade. Essa flexibilidade e aproximação entre cidades pequenas e cidades polos nos permite chegar a locais aos quais seria muito difícil pela via presencial e permitem um programa aprofundado de estudos.
* Júlio César Ramos Brasil é filiado desde 1997, foi Prefeito de Couto Magalhães por dois mandatos seguidos de 2005 a 2012, também foi Presidente estadual do PT em Tocantins, no mandato compreendido entre 2014 e 2017. Atualmente é Secretário Municipal de Educação ajudando a implementar o sonho coletivo de uma sociedade mais justa.
OBS: Em 2012, o sucessor de Júlio César Ramos foi o Professor Ezequiel Guimarães Costa, também eleito pelo PT e reeleito agora no ano de 2016. Portanto o projeto de governo e político continua vivo e forte neste município com as quatro últimas eleições vencidas.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]