A Tenda Marco Aurélio Garcia recebeu nesta sexta-feira, 16 de março, o debate sobre renda básica da cidadania. O vereador Eduardo Suplicy fez apresentação de suas ideias sobre o tema, relatou experiências exitosas. Segundo ele, “mais e mais países e especialistas valorizam a proposta do renda básica”.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, fez um apanhado da história desde a consolidação dos Estados de bem-estar social que de 1940 até os anos 1970 apresentou grande crescimento econômico com redução de desigualdades em várias partes do planeta. Pochmann acredita que a luta de classes é quem fará avançar a questão social no Brasil.

Para Márcia Lopes, ex-ministra do governo Lula, o tema é candente. Relembrou a experiência durante os governos do PT: “o Fome Zero foi o acesso possível para 26 milhões de famílias e o Brasil passou a ser referência além de sair do mapa da fome”.

O debate comprovou que os resultados da transferência de renda são reais e continuam sendo referência para outros países. Mas com o golpe, muitas conquistas estão sendo perdidas e são necessárias a retomada da ação dos movimentos e da população em geral para reverter as perdas.

 

`