“A grande aposta” merece ser assistido
A Grande Aposta foi lançado em janeiro de 2016 e trata da crise financeira de 2008 que afetou o mundo todo. O filme conta a história dos agentes do mercado financeiro que descobriram a existência uma enorme bolha no mercado imobiliário prestes a estourar. A bolha causaria o colapso do sistema financeiro dos Estados Unidos da América e eles apostaram contra o sistema. Toda a economia global foi afetada por esse acontecimento. A história é baseada em fatos reais.
No início, Jared Vennett interpretado pelo ator Ryan Gosling apresenta um resumo da história dos títulos de hipoteca, que causaram a bolha e o colapso do sistema, mas também fizeram com que a atividade bancária se tornasse um dos negócios mais lucrativos dos Estados Unidos.
Michael Burry (Christian Bale), gestor de um fundo de investimentos foi quem prestou atenção a movimentação dos fundos hipotecários. Em março de 2005, ele já estava atento ao setor. Burry decidiu apostar no mercado imobiliário e foi tratado como lunático no primeiro momento. É claro que estamos falando de investimentos de milhões de dólares, com bilhões em jogo, para um setor que não costumava ter muita movimentação. Enfim, o filme explica de forma didática e bem fácil como é o funcionamento dos títulos de ação. O que Burry percebeu é que praticamente ninguém sabia exatamente o que estava acontecendo nesse mercado.
Jared Vennett (Ryan Gosling), funcionário do Deutsch Bank, toma conhecimento das operações que Burry estava realizando e em uma ligação por engano acaba repassando a informação para Mark Baum (Steve Carrell). Baum é um homem indignado que apesar de trabalhar no mercado financeiro sempre se diz revoltado com a ganância de empresários que faturam muito em cima da desgraça de trabalhadores. Mark Baum não se convenceu de primeira e decidiu investigar se existia, de fato, uma bolha imobiliária. O grupo começou a visitar casas, a entrevistar moradores e corretores de hipotecas “gananciosos”. Em conversa com esses últimos, Baum e sua equipe descobrem a existência de “empréstimos ninja” feitos para pessoas sem renda, sem emprego e nos quais a renda do contratante não era informada à empresa responsável pelo empréstimo. É dessa forma que Baum descobre a existência da bolha.
O filme ainda apresenta outros dois investidores que gerenciavam um fundo pequeno e sequer tinham dinheiro para operar junto a grandes bancos. São eles: Jamie Shipley e Charlie Geller. Os dois ficam sabendo da possibilidade de existência de uma bolha e procuram Ben Rickert (Brad Pitt) que já foi um grande operador do mercado financeiro. Todos ganharam muito dinheiro com a operação, mas Ben chama atenção para o que o colapso geraria: desemprego, aumento do número de homicídios e suicídios. Uma verdadeira tragédia para as vidas de muitos trabalhadores.
A Grande Aposta mistura comédia, drama e fatos reais. O filme mostra como a ganância do sistema financeiro faz mal para os cidadãos comuns que vivem totalmente conectados a esse sistema, mas sem ter a menor ideia do quanto são afetados por ele.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]