Fotos de Rogério Cavalheiro/Ilu Obá de Min

Nesta sexta-feira (9) o bloco afro Ilu Obá de Min homenageia as mulheres que lideraram quilombos no Brasil em seu cortejo pelas ruas do centro, na abertura do Carnaval de São Paulo. Como diz uma das letras que serão entoadas pelas componentes no percurso, “Ilu Obá , quilombo urbano, vai inundar toda a cidade, cantando as lutas de sua ancestralidade”. Akotirene, Dandara, Luíza Mahin, Tereza de Benguela, Teresa do Quariterê e tantas outras mais contemporâneas que atuam nas terras quilombolas  são algumas das personagens históricas, temas das composições deste ano.

Ao longo do trajeto, que irá da Praça da República ao Largo do Paissandu, serão executadas oito músicas do próprio grupo, com arranjos que passeiam pelo samba enredo, coco, maracatu, samba afro e boi. O corpo de dançarinas, pernaltas, cantoras e uma bateria composta exclusivamente por mulheres – mais de 300 ritmistas -, transformam o cenário em um grande espetáculo de música e dança multirregional.
O Ilu é um dos mais conhecidos e importantes afoxés – blocos com origem na tradição iorubá cujas principais características são as roupas nas cores dos orixás, instrumentos como alfaias, xequerês, djembês e agogôs e o ritmo e a dança nas ruas semelhantes aos dos terreiros de candomblé.

Desde 2005, o bloco sai às ruas de São Paulo para reverenciar a cultura afro-brasileira e destacar a participação e protagonismo das mulheres no mundo. Entre as homenageadas ao longo dos anos estão Rainha Nzinga, a compositora e cantora Leci Brandão, Raquel Trindade – filha do grande poeta negro Solano Trindade, a sambadeira do recôncavo Baiano Nega Duda, a escritora Maria Carolina de Jesus e a cantora Elza Soares.

O bloco é apenas um dos projetos da organização não governamental Ilú Obá de Min – Educação Cultura e Arte Negra, que se dedica a preservar e divulgar a cultura negra no Brasil mantendo diálogo constante com o continente africano. Hoje a entidade se mantém com as apresentações que a Banda Ilú Obá de Min realiza no Brasil e no exterior.

Serviço:
Cortejo do bloco Ilu Obá de Min
Sexta-feira, 9 de fevereiro, às 19h
Saída da Praça da República, centro

Domingo, 11 de fevereiro, às 14h
Saída da Rua Barão de Piracicaba com Alameda Eduardo Prado

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`