O berço da Primavera Árabe, a Tunísia, comemorou os sete anos desta forte onda de protestos ocorridos em 2011 e completados domingo, dia 14 de janeiro, com novas mobilizações. Agora os motivos que dão base às manifestações são essencialmente econômicos, contra o programa de austeridade e de aumento de impostos proposto pelo governo.

A Primavera Árabe teve como estopim a autoimolação de um jovem tunisiano, uma ação de protesto contra a opressão do então ditador à época, Zine el-Abidine Ben. A partir disso, vários países em torno da Tunísia e do outro lado do Mar Vermelho foram palco de manifestações (por exemplo Egito, Síria, Líbia e Iêmen) formadas em grande parte por jovens que utilizaram os meios de informação como importantes ferramentas no processo e que estavam dispostos a derrubar seus ditadores e realizar a mudança para a democracia.

Porém, somente em seu berço a Primavera obteve êxito e conseguiu avançar em etapas essenciais para a transição democrática. Zine el-Abidine Ben foi deposto e fugiu para a Arábia Saudita. Em dezembro de 2011 a Tunísia teve o primeiro presidente eleito democraticamente após a queda da ditadura e, atualmente, quem governa é Béji Caid Essebi com o primeiro-ministro Youssef Chahed.

No entanto, neste momento o custo de vida no país aumenta progressivamente, ao lado de uma inflação de 6% ao mês. Além disso, o governo tomou um empréstimo de US$ 2,8 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e, como de costume, a condição para concedê-lo é a submissão do país a severas políticas de austeridade.

Assim, frente às exigências neoliberais do FMI, Chahed propôs a chamada Lei de Finanças com a qual pretende cortar os gastos públicos e aumentar os impostos, o que sufocará a população. As manifestações são, portanto, contra tal lei e contra as exigências do FMI. Os tunisianos estão testemunhando que a democracia vendida pelo Ocidente está longe de ser acompanhada com igualdade e justiça social.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`