No seu Pescoço, o último livro de Chimamanda Ngozi Adichie, a aclamada escritora nigeriana que vive nos Estados Unidos, foi lançado no Brasil em julho deste ano. O livro foi publicado pela primeira vez em inglês em 2009 e é composto por doze contos que trazem a alteridade e permitem perceber que Brasil e Nigéria têm muito em comum.

A autora leva o leitor a se colocar no lugar do outro. De forma lúcida e engajada, em uma época em que é preciso tomar partido e defender posições, traz temas como a intolerância, racismo, preconceito e conflitos étnicos e religiosos presentes nas histórias de imigração protagonizados por mulheres e homens nigerianos.

Fala também da violência – do terrorismo, de gangs juvenis, da violência policial contra jovens, da insensatez que diferencia pessoas comuns que vivenciam a violência dos conflitos e pertencem a etnias e religiões diferentes, mas compartilham as mesmas inseguranças, medos, necessidades e cuidados. O livro aborda perdas e recomeços de personagens completos e complexos.

De forma central, enfoca a condição da mulher em uma sociedade em que é permitido mais de um casamento aos homens. Mostra, além dos sentimentos dessas mulheres, as percepções  sobre sua própria condição e o enfrentamento a ela. O feminismo, para além das teorias, na superação diária da subalternidade feminina por mulheres fortes e corajosas.

Nos contos sempre estão presentes histórias de dominação… seja ela cultural, racial ou de gênero, que muitas vezes podem passar despercebidas pelos que não são vítimas dessas opressões. Mostra o quanto a nossa compreensão da África é carregada de estereótipos e traz novos aprendizados sobre como somos socializados e nossa posição no mundo.

Acima de tudo, Chimamanda fala de amor. Do amor em suas múltiplas formas. Muitas vezes tristes, os contos têm a leveza e a doçura características da autora e cidadã nigeriana, que tanto tem encantado o mundo e nos leva pela mão a refletir sobre nossos próprios preconceitos.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`