Boletim de análise de conjuntura mensal 18O boletim de Análise da Conjuntura da Fundação Perseu Abramo, edição de setembro, circula em um momento marcado pela passagem recente da Caravana Lula pelo Brasil na região Nordeste. A exitosa iniciativa da esquerda teve como resposta o recrudescimento da direita nas ações para condenar judicialmente o ex-presidente e impedi-lo de participar da disputa eleitoral em 2018. São elementos que apontam para um acirramento da disputa política na sociedade.

A seção Golpe contra o Estado detalha o novo pacote de privatizações, parcerias e concessões. Em sua fúria privatista guiada pela necessidade de fazer caixa, o desmonte do patrimônio público atinge níveis dramáticos e compromete a capacidade futura de atuação do Estado para reativar o ciclo econômico.

Na parte Internacional, analisa-se o desempenho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os problemas internos que enfrenta e sua retórica agressiva contra a Venezuela e a Coreia do Norte.

No tema de Política e Opinião Pública, o texto mostra que o mês de setembro trouxe mais uma série de denúncias contra Michel Temer e outros membros do governo golpista. A prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, a delação do doleiro Funaro, além da nova denúncia de Janot, acendem o sinal amarelo no Planalto. Temer deve conversar com a base aliada sobre estratégias para escapar. Em Curitiba, Lula depôs novamente e mais uma vez não foram apresentadas provas.

A seção Social traz dados que mostram a necessidade de questionar o otimismo do governo golpista com a recuperação, pois os níveis de desemprego permanecem muito altos. A pequena recuperação do emprego tem ocorrido em ocupações mais precárias e não há sinais consistentes ainda de que essa melhora seja duradoura. Passa em seguida a uma análise sobre os efeitos da crise e da austeridade fiscal na saúde dos brasileiros e também para a educação.

Em Economia, os últimos dados relativos ao nível de atividade revelam ainda um quadro de estagnação, com os indicadores setoriais oscilando entre si sem que se possa enxergar uma trajetória definida. Enquanto a indústria deu mostras de leve aquecimento, o comércio ficou estável e os serviços voltaram a cair, após algumas variações positivas nos meses anteriores. Apesar da gravidade da situação, contudo, o governo golpista age no sentido contrário, executa uma política monetária excessivamente cautelosa, insiste com a contraproducente austeridade fiscal e, para apagar o incêndio, anuncia a intenção de uma gigantesca pedalada fiscal por meio de um resgate de 180 bilhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na seção Territorial apresenta-se um amplo panorama sobre a situação atual das terras indígenas no país e os perigos que enfrentam pela ação predatória de interesses empresariais privados nacionais e internacionais e a ação ou omissão do governo federal.

Em Comunicação, mostra-se o impacto da Caravana Lula pelo Brasil nas redes sociais durante o período em que percorreu o Nordeste brasileiro, passando por 25 cidades, e também faz uma análise da cobertura da mídia internacional sobre o tema. Por último, traz o olhar dos grandes grupos de comunicação sobre o segundo depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro no dia 13 de setembro.

Na parte de Movimento Sociais, o boletim discute a perspectiva da luta social e da organização popular a partir das lições que deixou a Caravana. Finalmente, o boletim deste mês traz uma seção especial sobre a Caravana Lula Pelo Brasil, uma jornada que movimentou a vida de milhares de pessoas de mais de sessenta municípios do Nordeste e mostrou a impressionante expectativa do o povo com a figura do ex-presidente Lula.