Livro compila ideias, interpretações e grandes sacadas extraídas da conversa entre dois experientes jornalistas brasileiros. São diálogos extremamente enriquecedores e prazerosos de se ler

Livro compila ideias, interpretações e grandes sacadas extraídas da conversa entre dois experientes jornalistas brasileiros. São diálogos extremamente enriquecedores e prazerosos de se ler

Foi depois de cinco encontros realizados em São Paulo, Campinas e Brasília, em 2008, que as muitas horas de gravação dos bate-papos inteligentes de Bernardo Kucinski e Venício A. de Lima serviram de motivos para a publicação da Editora Fundação Perseu Abramo. “Diálogos da Perplexidade – Reflexões críticas sobre a mídia” expõe o melhor do pensamento desses dois respeitados profissionais da comunicação, que têm muito a dizer sobre temas recorrentes no jornalismo praticado hoje.

Muniz Sodré, importante e ativo intelectual brasileiro, apresenta a obra aos leitores. Dividido em quatro capítulos, o livro mostra conversas com conteúdo leve e agradável de se ler, nas quais os debatedores concordam e divergem, embora apresentem sempre características comuns. Algumas delas são a defesa da liberdade do indivíduo e constatações apoiadas em fatos que correspondem à história – e não em previsões apocalípticas ou gratuitas.

Entre os temas abordados em Diálogos da Perplexidade estão o funcionamento das redações dentro e fora do país, uma crítica reforçada em relação ao modelo autoritário enraizado e já aceito pela sociedade brasileira, o futuro e as mudanças que vêm ocorrendo nos jornais impressos, a transformação dos fatos em espetáculo pela mídia e até as eleições de Obama.

O livro não é mais do mesmo, pelo contrário. Discorre sobre temas bastante discutidos, sem cair em lugar-comum. Um exemplo disso é quando Kucinski e Venício viram do avesso conceitos como o de liberdade de expressão e ideologia, mergulham no debate acerca do diploma para jornalistas e esmiúçam o conceito de Estado, assim como o papel do sindicato dos jornalistas no Brasil.
 

Com a leitura desse livro os leitores também terão acesso a constatações surpreendentes – nada a ver com clichês – sobre a revolução da internet, que segundo eles inclui a disseminação do jornalismo popular, o surgimento da interação entre emissor e receptor, além do desaparecimento do culto ao formador de opinião tradicional.

Para fechar, um ensaio de Kucinski sobre políticas públicas até chegar ao fechamento da Radiobrás. Lima também assina um texto construído a patir da polêmica questão que envolve liberdade de imprensa e liberdade de empresa. Uma leitura indispensável.
Conheça os autores:

Bernardo Kucinski, professor titular da ECA/USP (aposentado), é graduado em Física e doutor em Comunicação, pela mesma universidade. Jornalista, foi cofundador dos jornais alternativos Amanhã, Opinião, Bondinho, Movimento e Em Tempo. Trabalhou nas revistas Máquinas e Metais, Veja e Exame (Abril), no Serviço Brasileiro da BBC de Londres e TV/BBC. Foi correspondente em Londres da Gazeta Mercantil e correspondente no Brasil do The Guardian (Londres), Latin America Political Report (Londres), Euromoney (Londres) e Lagniappe Letter (New York). Editor do Boletim Nacional do PT e editor-associado de Ciência Hoje. De 2003 a 2006, foi assessor da Secretaria de Comunicação Social e Gestão Estratégica da Presidência da República (Secom). É autor de vários livros e colaborador do site Carta Maior e da Revista do Brasil.

Venício A. de Lima é sociólogo e jornalista. Mestre, doutor e pós-doutor em Communications pela University of Illinois. É também pós-doutor pela University of Miami-Ohio. Professor titular de Ciência Política e Comunicação (aposentado) da Universidade de Brasília. Professor visitante nas universidades de Illinois, Miami-Ohio e Havana. Fundador, primeiro coordenador e pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB. Entre abril de 2004 e março de 2006, foi assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Além de ter escrito diversos livros, publicou dezenas de artigos e capítulos de livros sobre mídia e política. Também atual como colaborador permanente dos sites Observatório da Imprensa e Carta Maior, e da revista Teoria e Debate.

Serviço
Diálogos da Perplexidade – Reflexões críticas sobre a mídia
Editora Fundação Perseu Abramo
Autores: Bernardo Kucinski e Venício A. de Lima
Apresentação de Muniz Sodré
ISBN: 978-85-7643-070-4
Valor: R$ 20,00
Número de páginas: 128pp
www.efpa.com.br – site da Editora
www.fpabramo.org.br – site da fundação com link para a Editora