Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Agosto de 2009. Número 18.


Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Agosto de 2009. Número 18.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

  Central Única dos Trabalhadores. I Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, Rio de Janeiro, 1984.

O livro descreve o processo que tornou possível o I Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, realizado em São Bernardo do Campo, entre os dias 26 e 28 de agosto de 1983. O Congresso foi convocado num contexto difícil, em que o país lutava pela democratização e sofria com a maior recessão econômica de sua história recente. A construção da entidade envolveu 5.059 delegados que representavam os doze milhões de trabalhadores brasileiros. A publicação também reúne documentos, entre fotos, boletins, panfletos, estatutos e regimentos que fizeram parte da fundação da Central Única dos Trabalhadores.

 

 

 

 

 

 

 

  Central Única dos Trabalhadores. Nasce a CUT: embates na formação de uma central classista, independente e de luta, São Paulo, 2007.

A formação de uma central sindical única e independente se tornou uma demanda imprescindível para os trabalhadores brasileiros que, a partir de 1977, ainda sob ditadura militar, intensificaram suas mobilizações. Os debates e as disputas internas que resultaram na construção da CUT aparecem neste livro nas reproduções de fotos, cartazes e num texto que resgata a memória do processo que deu origem à fundação da entidade, em 1983.

 

 

 

 

  Kátia Rodrigues Paranhos. Era uma vez em São Bernardo. Campinas, SP; Editora da Unicamp/ Centro de Memória – Unicamp, 1999. 329p.Trata-se de um exame minucioso da produção do discurso sindical dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo entre os anos 1971 e 1982. Para tanto, Kátia Rodrigues analisou jornais, revistas, peças teatrais, dentre outras produções do sindicato, e verificou a existência de um entrelaçamento dos discursos sindicais com os discursos acadêmicos. A obra permite que o leitor acompanhe o desenvolvimento de um projeto de classe, que alimentou a formação de um dos mais fortes movimentos sindicais do Brasil.
 

 

 

 

 

 

 


 

Ana Claudia Farranha Santana. A Central Única dos Trabalhadores – CUT e a luta pela democracia: elementos de uma trajetória. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, 1999.

Resumo: “Compreender o papel exercido pelo movimento sindical nas três últimas décadas tem sido um dos objetivos de pesquisa acadêmica. No descorrer deste período, o crescimento da atividade sindical tem chamado a atenção de analistas e pesquisadores. No bojo deste crescimento um dos momentos que mais salta aos olhos é a fundação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, em 1983.

Embora seja possível identificar ao longo da história sindical brasileira algumas articulações em torno da criação de uma entidade representativa dos trabalhadores (1906, Confederação Operária Brasileira; 1929, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; 1962, Comando Geral dos Trabalhadores), sem dúvida, de todas as experiências a CUT é a mais bem sucedida. Criar a CUT não significou somente a possibilidade de consolidação de uma central sindical dos trabalhadores. Na verdade, a CUT é fruto de uma luta que traduz a insatisfação dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados com o regime militar”.

 

Para baixar a tese, clique aqui.

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Luis Carlos/Acervo CSBH)

Trabalhadores em voto!

(Sem autor/Acervo CSBH)


Polícia em guarda! (1980)

(Milton Pomar/ Em Tempo)


Avelino Ganzer discursa durante 2º Congresso Nacional da CUT, em 1986

(Acervo CSBH)


Luiz Carlos Prestes participa de ato da Oposição Sindical Metalúrgica São Paulo

 

MEMÓRIA COLETIVA
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

(Jesus Carlos/Acervo CSBH)


2º Congresso da Mulher Paulista, realizado em São Paulo
no dia 08 de março de 1980

Terezinha Gonçalves identificou Vera Soares (segunda, da direira para a esquerda) e Elizabeth Lobo (quarta, da esquerda para a direita) na foto do II Congresso da Mulher Paulista. Esta leitora, do Estado da Bahia, receberá um brinde do CSBH por sua participação.

Também contribuíram com a identificação Angélica Atala e Vera Soares. A elas, a equipe do CSBH agradece a colaboração.

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

Quem está no palanque dessa assembléia de metalúrgicos da Companhia Siderúrgica Nacional, em agosto de 1990?

(Carlos Chicarino/Acervo CSBH)


Assembléia de trabalhadores da CSN, Volta Redonda

As pistas devem ser enviadas ao endereço: [email protected]

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, observe o destaque da foto:

(Juca Martins/Olharimagem)


Veja também os destaques das edições anteriores.

As informações podem ser enviadas para [email protected]
 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado e Maria Carolina Moraes

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Maria Carolina Moraes, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Wellington Lopes Goés.

`