O pacto que perpetua sociedade forjada na escravidão
O professor Jessé Souza lança essa semana um novo livro que trata do pensamento brasileiro. Em “A Elite do Atraso”, a proposta do autor é tratar do pacto de poder da elite brasileira, e aponta que a ideologia defendida nesse pacto é a mesma que conformou a sociedade escravista brasileira nos primeiros séculos de nossa história enquanto Nação.
Em exposições recentes, Jessé Souza explicou que esse livro tratará da ideia de que a direita brasileira possui um mecanismo totalizante para pensar o Brasil, baseado nas ideias do patrimonialismo e do populismo. Esses foram os grandes elementos que se impuseram no combate aos governos de Getúlio Vargas, João Goulart e nos governos do PT.
O pensamento escravista da elite brasileira é a grande razão, segundo o professor, das estratégias de poder impostas até hoje: a necessidade de ganhos imediatos sem nenhum tipo de conformação social desenvolvimentista que supere a verdadeira inimiga da pátria – a desigualdade social.
Impondo uma ideia específica de corrupção, a elite do dinheiro, no pensamento de Souza, esconde as verdadeiras contradições da sociedade brasileira. A ideia de que a corrupção é um mal específico do Estado traz à academia e à mídia a reprodução de uma narrativa política que reproduz as opressões e os ganhos imediatos dessa elite.
Em outras palavras, o autor defende que a Lava Jato, por exemplo, serve a um discurso que reproduz o poder da elite do dinheiro e, por consequência, a exclusão social no Brasil.
Com essas ideias, este é o terceiro livro do autor que se conecta de maneira muito substancial à atual conjuntura brasileira. Com “A Tolice da Inteligência Brasileira”, “A Radiografia do Golpe”, e agora “A Elite do Atraso” o autor apresenta uma verdadeira trilogia das profundas contradições e hipocrisias que nos trouxeram ao estado de golpe vivido nos dias atuais.
Em toda a história brasileira, a classe trabalhadora e as pessoas pobres desse país pagam a conta de uma concentração absurda de renda e poder, cuja contraposição precisa ser uma tarefa das nossas vidas.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]