As imagens do povo com Lula no Nordeste já ganharam o Brasil. Nenhuma palavra será capaz de chegar perto de descrever o afeto entre ele o sertanejo brasileiro. E nenhum afeto real é raso. É impressionante o nível de consciência das pessoas sobre os impactos dos governos do PT em suas vidas.

Nos últimos dias, conversamos com dezenas de pessoas que esperaram, em horas do sol do sertão, o momento de ver Lula. Mas sobretudo esperam poder sonhar novamente.

O assentado da reforma agrária, o estudante do ensino técnico do Instituto Federal, as trabalhadoras do Banco do Nordeste, o pequeno agricultor, o taxista, o aposentado, a mãe de família que viu suas crias indo pra Faculdade são personagens reais, ouvidos por nós durante todos esses dias.

Mas esse texto não é para mostrar o que já ouvimos tantas vezes: os governos do PT mudaram radicalmente a realidade da vida das pessoas nessa região. E sim pra dizer que cada um e cada uma têm total consciência do que aconteceu e do que acontece ao Brasil.

Os olhos do real derrubam os mitos. A quase todos os discursos sobre a realidade nacional faltam a realidade desse povo. Do povo. Daquilo que chamamos sociedade. Daquilo que chamamos movimento social.

A elite brasileira rompeu com o povo trabalhador. Isso foi o golpe de Estado. A conexão de Lula com o seu povo transpõe a barreira da ruptura forçada da elite. A consistência das razões pelas quais o povo apoia o PT vem da amplitude das ações dos catorze anos de governo federal a favor dos mais pobres.

Sentimento gera movimento: a luta diária pela sobrevivência ganha força quando o assunto é poder voltar a sonhar. O Brasil vai precisar mudar de novo, e o povo já sabe qual é a solução.

Ao contrário do que pensam alguns no “sul” do Brasil, não há silêncio das massas, há consternação e espera. A consciência da espera pela volta da mudança na vida é a consciência de um povo que aprendeu a sofrer, mas que também já entendeu o que lideranças comprometidas podem fazer por ele.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Publicações recentes” limit=”6″ saved_tabs=”all”] [/et_pb_top_posts]

`