As editoras Outras Palavras e Autonomia Literária lançam hoje, em São Paulo, A Era do Capital Improdutivo, de Ladislau Dowbor. A obra foi apoiada pela Fundação Perseu Abramo.

No livro, o autor aborda três temas contemporâneos cruciais: dominação financeira, captura da democracia e mudança das relações entre ser humano e natureza.

Cinco famílias lideradas por homens brancos agora concentram mais riqueza que metade – 3,5 bilhões – dos habitantes do planeta. Em todo o Ocidente, a democracia declina e perde apoio porque é vista, cada vez mais, como um regime dos ricos e corruptos. O aquecimento global já se materializa na forma de mega-icebergs desprendendo-se da Antártida, mas os governantes permanecem desinteressados ou impotentes. No Brasil, os bancos privados multiplicam seus lucros em meio à maior recessão da História – e são o setor mais bem representado em todos os governos, antes e depois do golpe.

O que estes fatos, aparentemente díspares, têm a ver uns com os outros? Mais importante: como decifrar os mecanismos que impulsionam em conjunto todos eles? Será possível revertê-los e escapar de uma armadilha que parece aprisionar tanto a humanidade quanto a própria ideia de emancipação social?

No livro, Ladislau revela que essas podem ser faces de um só fenômeno. Uma nova metamorfose do capitalismo criou um sistema que já não pode ser compreendido – muito menos superado – manejando apenas as chaves analíticas do passado. O autor não se contenta em constatar o déficit teórico: ele adianta pistas para ultrapassá-lo, ou seja: para tramar um novo projeto pós-capitalista.

Lançamento:

A Era do Capital Improdutivo

Autor: Ladislau Dowbor

Quando: 19 de agosto (sábado)

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bixiga – São Paulo

`