Debate sobre Diversidade sexual e homofobia, em Belo Horizonte
A Fundação Perseu Abramo e a Editora Fundação Perseu Abramo promovem no dia 25 de maio, em Belo Horizonte, a apresentação da pesquisa Diversidade sexual e homofobia no Brasil e o lançamento do livro Na trilha do Arco-Íris: Do movimento homossexual ao LGBT. Para realização da pesquisa, foram entrevistados 2.427 brasileiros e brasileiras em todo o país, para investigar sobre a percepção do preconceito, a discriminação e as políticas públicas necessárias. O livro, de autoria de Julio Simões e Regina Facchinni, traça um panorama do movimento político em torno da homossexualidade no Brasil, a partir do final dos anos 1970 até as grandes Paradas do Orgulho LGBT.
Programação
25 de maio de 2009 – 18:30 às 21:30
Local: Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, nº 628, Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG)
18h30min – Abertura – com Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo, Silvia Helena Rocha Rabelo, secretária Municipal Adjunta de Direito de Cidadania e Soraya Andréa Menezes, da Associação Lésbica de Minas (ALÉM)
19:00 – Apresentação
. Pesquisa “Diversidade Sexual no Brasil, intolerância e respeito às diferenças sexuais” – Gustavo Venturi (Coordenador da Pesquisa/FPA)
. Livro “Na Trilha do Arco-Íris: do movimento homossexual ao LGBT”
Mediadores da mesa: Carlos Magno – Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (CELLOS) e Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG)
Realização: Fundação Perseu Abramo
Apoio: Escola Superior Dom Helder Câmara; parceiros: Associação Lésbica de Minas (ALÉM), Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (CELLOS), Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos – Prefeitura de Belo Horizonte, Fórum Mineiro de Direitos Humanos, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG), Núcleo de Formação Política Lúcio Guterres, ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais
Informações: (31) 3297.9063 (A/C Michelle Guimarães)