A Fundação Perseu Abramo fez uma reedição facsímile do livro 1917-1987: Socialismo em debate, lançado em agosto de 1988. A publicação traz a transcrição de palestras e debates do seminário 70 anos de experiências da construção do socialismo internacional, realizado no Instituto Cajamar, em 1987, por ocasião do septuagésimo aniversário da Revolução de Outubro de 1917. Seu expediente relaciona o economista Carlos Eduardo Carvalho, que editou os textos, além dos seguintes colaboradores: Marco Aurélio Garcia, Marcos Piva, Rui Falcão, Valter Pomar e Wladimir Pomar. O livro, cuja reedição impressa ainda está em curso, pode ser baixado aqui.

Segundo a apresentação atual escrita por Valter Pomar, professor de Relações Internacionais da UFABC que trabalhava no Instituto Cajamar à época e participou do evento, “ler o livro e recordar as polêmicas do seminário promovido há 30 anos pelo Instituto Cajamar suscita diversas questões, entre as quais a sensação de um “debate interrompido”.

O seminário foi realizado entre os dias 20 a 24 de novembro de 1987. A exposição principal sobre a experiência soviética foi feita por Jacob Gorender, Leonardo Bof e Vito Letizia. O debate sobre a experiência chinesa foi aberto por Wladimir Pomar e Benedito Carvalho, um dos participantes do levante comunista de 1935. O caso cubano foi apresentado por Juan Valdez, seguido de comentários de Emir Sader e José Dirceu. A Nicarágua foi tratada por Lucio Jimenez e Marcos Arruda. Depois das falas principais, ocorreram debates, de que participou grande parte dos presentes.

`