Depois de uma leve recuperação no mês de janeiro, o comércio varejista voltou a cair em fevereiro, jogando água na fervura daqueles que apostavam na retomada do crescimento neste primeiro trimestre de 2017.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC-IBGE), divulgada às vésperas da Páscoa, houve uma pequena queda (-0,2%) em relação ao volume total de vendas no registrado no mês anterior. Ao que tudo indica, os efeitos deletérios da recessão sobre a renda e sobre o crédito ainda fazem diminuir o apetite dos brasileiros (famílias e empresas) para voltar a comprar bens e serviços aos níveis do passado.

De fato, na comparação anual, quando se confronta o resultado de fevereiro de 2017 com o do mesmo mês do ano anterior, a queda registrada chega a 3,2%, enquanto no acumulado dos últimos doze meses a redução foi de 5,4%.

Mas talvez o dado mais desalentador da PMC seja o que se refere ao comportamento das vendas nos super e hipermercados. Neste segmento, a queda em fevereiro ante o mês anterior foi de 1,2%, em mais um indício de que o dinheiro está curto e que a evolução registrada no mês de janeiro (9,2%) talvez fosse um ponto fora da curva, decorrência provável do uso excepcional do 13º salário para suprir demandas de consumo corrente.

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